"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente"



Confucio



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bolo de Fubá e Chuchu




Dei uma última olhada na geladeira à procura de mais alguma coisa que pudesse levar para ela. Vi um saquinho com alguns chuchus e o acrescentei à sacola. Afinal, em casa ninguém gostava muito de chuchu, coisinha sem graça!
Sempre visitava minha tia Maria aos domingos. Cozinheira de mão cheia, dona de uma criatividade impressionante. Tirava de leite de pedra, como dizia minha mãe.
A casa da minha tia parecia um sítio. Com um quintal espaçoso, tinha até uma cabra! Munida de minha máquina fotográfica tirei muitas fotos de cachos de bananas, abóboras gigantescas, galinhas d'angola e, é claro, da cabra! Gostava de explorar ângulos inusitados, detalhes de flores. Eu me divertia muito no imenso quintal mas a melhor parte do dia era saborear os quitutes da tia Maria. Café fresco passado no coador de pano, sem dúvida! Minha grande paixão era o seu bolo de fubá com erva-doce. O aroma que se desprendia da cozinha enquanto ele assava,jamais esqueci! Já preparei esse bolo inúmeras vezes mas nunca ficou igual ao dela.
Ela o fazia numa forma retangular, quando o tirava do forno cobria com uma toalha branca e punha para descansar sobre o guarda-comidas. E o servia na própria assadeira, sem luxo nenhum.
No dia em que levei os chuchus para ela, o bolo já estava pronto. Fui, como sempre, para o quintal à caça de novidades. Passado algum tempo ela me chamou da porta da cozinha. Oba! Hora do bolo!!
Sentei-me à mesa onde já estavam minha mãe, minha avó e uma vizinha. Minha tia, então, me serviu uma porção de doce cremoso de coco. Uma delícia! Fui logo pedindo a receita. Nossa, tia, me ensina a fazer. Adoro doce de coco!
Ela me olhou com aqueles olhinhos espertos:
- Que coco? Isso aí é o chuchu!!





***

7 comentários:

  1. ChuChu por coco? Bom é ficção não é mesmo.
    Ou será que não?

    Fiquei muito curioso, como ela fez isso?

    ResponderExcluir
  2. Quase que esqueço, adorei a citação do confucio.

    ResponderExcluir
  3. Olha, meu amigo, minha tia era cheia dos truques. Eu podia jurar que tinha coco naquele doce mas ela morreu negando..rs
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, já fizeram essa brincadeira sem graça comigo (sem graça para mi né hehe), de me darem uma coisa parecendo outra, no meu caso foi (acredite) mandioca no lugar de batata e eu cai feito um patinho, mas foi dessa vez somente...

    Creio que tem certas pessoas tem o dom de transformar algo simples, no caso como citado pela amiga, um bolo, num manjar que jamais esqueceremos!

    Não sei se existe uma técnica ou se não é mesmo o amor que colocam junto no preparo!

    Grande abraço renovado!

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu amigo! Ah, a minha tia cozinhava com prazer, com amor. Ela não seguia receitas,sabe? Ela tinha talento pra coisa..rs Não sei o segredo do tal doce, só sei que ficou muuuito bom!
    Um grande abraço, meu querido!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, uma vez que adoro receitas e mais ainda é provar depois de tudo pronto, valeu essa inovação culinária, ok!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Charles!
    Legal te encontrar aqui!
    Abraços!!

    ResponderExcluir