"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente"



Confucio



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pink Floyd e o morcego da dona Lina



The dark side of the moon.Que disco! Uma baita viagem,sem ácido.Eu,pelo menos,nunca precisei. Basta aquele solo de guitarra na faixa Time,é o suficiente pra me transportar para outras dimensões. E foi justamente ouvindo Time que voltei no tempo.Lá para os anos setenta,tempos de colégio.
Estudei por dez anos numa escola pública,um prédio enorme,parecia um museu. Tinha umas escadarias de madeira escura que rangiam quando a gente corria por elas,porões sinistros nos quais a gente se escondia pra matar aula.
Não sou muito saudosista mas, às vezes, é bom relembrar aqueles tempos.
Tempos de descobertas,deliciosa e complicada adolescência. Eu estudava no período da tarde,só meninas. Sim! Os garotos estudavam de manhã e à noite a turma era mista. Pode até parecer chato mas a gente fazia o diabo a quatro pra encontrar com os meninos. Uma das estratégias era deixar bilhetinhos na carteira,bem escondidos.Daí, no dia seguinte,se a turma da noite não achasse, o garoto que sentava no mesmo lugar pegava o bilhete,respondia e o deixava onde encontrou. Aí era só marcar o encontro,no cinema da esquina, na galeria na outra esquina ou até no pátio da igreja que ficava na mesma rua do colégio.
E tome bailinho de garagem com uma programação pra lá de eclética.De Abba a Led Zeppelin,de Raulzito a Bee Gees,muita black music,funk ,muito rock e por aí vai.
Curiosas as conexões que a nossa mente faz. Ouvir Pink Floyd me levou de volta aos bailes e festinhas,estes ao colégio,aos colegas e,finalmente,aos professores. Alguns deles,verdadeiros ícones.Gente que ajudou a moldar meu caráter. Personagens fascinantes como minha professora de canto e música. Suas aulas eram pra lá de divertidas. E ela era uma figura ímpar. Só vestia tailleur,
elegantérrima! E o seu cabelo era bem alto (muito alto!) e loiríssimo! Pensando bem,era uma mistura de Coco Chanel com Hebe Camargo. Chanel pela elegância com que se vestia e se portava e Hebe pelo cabelo e pela alegria. Eu gostava demais dela.
A professora que mais me marcou naqueles tempos foi Dona Lina. Lecionava Ciências. Uma loirinha,baixinha,cheia de energia! Dona Lina não gostava de ficar só na teoria,adorava uma experiência. Fizemos mais experiências do que o Dexter, aquele do laboratório. Dissecar bichinhos era sua paixão e nosso terror.
Lembro-me de um dia em que estávamos tendo aula de matemática com a professora Milka,quando um morcego achou de passear pelos corredores em plena luz do dia. Havia morcegos no prédio da escola e na igreja também. Os professores se trancaram nas salas com seus alunos,todos apavorados. Menos uma certa baixinha que, com a ajuda de alguns alunos corajosos, saíu à caça do pobre morcego,que acabou dissecado no laboratório!
Tenho boas lembranças dos meus professores.Gostaria de reencontrar alguns deles,saber como estão,contar da minha vida. Queria,sobretudo,agradecer. Quem sabe ? Talvez a vida ainda me faça essa surpresa!
E se alguém aí,por acaso,topar com uma senhorinha beirando os oitenta anos caçando o Conde Drácula...é a Dona Lina!

2 comentários:

  1. Que texto delicioso!! Acho que todos nós somos um pouco saudosistas, né? Bem, Pink Floyd me traz tantas lembranças também. Quando comprei o 'The Dark Side of the Moon' ouvi três vezes seguidas. Me marcou muitos momentos. Esse post é adorável. A narrativa vai tecendo as lembranças de uma forma gostosa. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Este disco me marcou muito também. Posso dizer que a minha adolescência e o "The Dark..." praticamente se confundem...he,he
    Obrigada pelo comentário, Rogério!
    Um abraço!

    ResponderExcluir