"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente"



Confucio



quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma Questão de Eficiência ...


Eu fico um tanto indignada quando certas autoridades públicas tentam justificar o injustificável. Quando o assunto é violência urbana são as mais variadas desculpas, argumentos estapafúrdios.Não poupam criatividade e cinismo. Mas há uma tese defendida por alguns que realmente me intriga.Já ouvi,mais de uma vez, essa história que o bandido é violento quando é despreparado. É sério! Já faz algum tempo,assistindo a um telejornal, uma autoridade de segurança pública de uma cidade do interior de São Paulo tentava explicar o aumento da violência em seu município,em especial,o aumento do número de latrocínios.Depois de muitos argumentos ele terminou a entrevista dizendo: "e também tem o fato de o nosso marginal ser um marginal despreparado".
Despreparado tipo...amador?
Fiquei imaginando que raios seria um marginal "bem preparado".
Será que sob a ótica dessas autoridades,talvez, o bandido "profissional" seja menos violento?
Hum...então vamos educar "nossos" marginais!!
Que tal umas aulinhas ? Vejamos: etiqueta e comportamento,
noções básicas de cidadania, língua portuguesa(afinal a vítima-cliente tem que entender o que ele está dizendo), espanhol e inglês (para bem atender o turista assaltado), matemática financeira, conhecimentos gerais e um pouco de cultura inútil.
Eles também poderiam estagiar pra adquirir experiência.
O nosso marginal teria,então,condições de exercer sua profissão devidamente preparado. Fiquei só imaginando o dito cujo abordando um cidadão no semáforo:
- Boa noite,senhor. Isto é um assalto.Queira,por gentileza,
desocupar o veículo. Sem pressa,sem pânico,assim,obrigado. As chaves,por favor,obrigado. Tem seguro? Não? Eu tenho aqui um cartão do meu cunhado,corretor muito honesto. Faça um seguro para
o próximo assalto,senhor. Que é isso,não precisa agradecer! Estamos aí pra isso.Agora,por gentileza,queira depositar seus pertences na sacolinha. Relógios,celulares, MP3 e afins,cartões de bancos. Pode anotar as senhas aqui no canhoto,obrigado. O Rolex á falso?? Desculpe-me,mas se for falso vou ter que denunciar.Pirataria é crime!
Já pensou que maravilha? O sujeito poderia até ter um crachá com um número de telefone para contato com a mensagem:Como estou assaltando?
Afinal,controle de qualidade é tudo!
Poderíamos exportar assaltante top de linha do mesmo jeito que exportamos jogador de futebol. Até o turismo se beneficiaria. Nosso slogan poderia ser: Seja assaltado no Brasil e sinta a diferença!
Vai ver o tal secretário está certo, talvez seja tudo uma questão de eficiência.
Francamente...

3 comentários:

  1. Kássia, é preciso muito cuidado para comentar tão boa postagem, pois tudo que se diga será pouco diante do refinado toque irônico de que se utilizou na composição. Ficou incrível. Seria algo mesmo para rir, se não fosse pela denúncia contida no texto. É triste na verdade, ver o quanto somos coniventes com o caos da segurança pública. Aconteceu com uma amiga minha. Ela foi assaltada. O marginal disse pra que ela não se apavorasse, pois ele era um profissional. Levou o veículo, os celulares, etc. Atendeu um telefonema durante o “trabalho” e disse: _Suave.

    Brincadeira?

    Abraço, Kássia! Foi um prazer ler aqui.

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com descobrindo mundos de pessoas e ampliando o horizonte pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Seria cômico se não fosse trágico...! Parabéns, Kássia! É muito bom te ler! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Kássia,

    Fico feliz que tenha gostado do blog,obrigada pelo incentivo, volte sempre que quiser.
    Um abraço.

    ResponderExcluir