"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente"



Confucio



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Divagações de Ângelo Marcos


Divagações de Ângelo Marcos


"Eu fico muito irritado com esse negócio de profecia. As profecias nunca são precisas. São sempre confusas, com duplo sentido. Ou triplo...
O sujeito escreve lá com um monte de palavras difíceis, faz até poesia só pra deixar margem para várias interpretações e sair pela tangente quando a tal previsão não acontece. Aí vem aquele bando de carolas e malucos dizer que não era bem aquilo que o cara quis dizer e blá, blá, blá. Arrumam desculpa pra tudo. Veem com aquele papo de que não era bem naquele dia que ia acontecer a desgraceira toda porque alguém não levou em conta não sei o quê ou alguém traduziu o barato errado do sânscrito pro chinês; e por aí vai.
Isso me deixa irritado. Tem gente que tem o hábito de distorcer um fato até conseguir te provar que óleo e água se misturam. Só pra não admitir que estão erradas ou foram enganadas.
Tem também aquele cara que interpreta a Bíblia de acordo com as suas conveniências. Tem aquele que acha que a Bíblia foi escrita só pra ele. Tem aquele que acha que escreveu a Bíblia! E tem aquele que pensa que é Deus, mesmo.
Mas, voltando às profecias. Dizem que o Nostradamus era um cara sério. Quem sou eu pra duvidar? Mas quem foi que leu o cidadão e interpretou que o mundo ia acabar, literalmente, em 1999? Se você souber quem foi, manda ele falar com a minha mãe.
Sabe o que é passar a infância todinha fazendo conta (o que era um sacrifício, já que cálculo nunca foi o meu forte) pra saber quanto anos eu ainda tinha de vida? E na adolescência? 1999 chegando e eu crente que ia morrer na flor da idade! Estudar pra quê? Pra quê fazer planos para o futuro? Que futuro??
Então eu ia passar os poucos anos da minha doce juventude trabalhando? Pra quê?
Tá vendo, mãe. Se hoje eu sou um vagabundo, a culpa é do Nostradamus!
Pronto, falei."

Nota: Este é um texto de ficção. Qualquer semelhança entre o Ângelo Marcos e aquele seu cunhado que dorme no sofá da sua sala é mera coincidência. Ou não.

PS da nota: O Ângelo Marcos cancelou a entrevista de emprego na próxima segunda-feira porque, afinal de contas, o mundo vai acabar em 2012 mesmo...






***